top of page
Expansão dos Sentidos
Augmented Reality
A realidade aumentada (RA), ou Augmented reality (AR), pode se dizer que é uma nova camada virtual sobre a real, um eletrônico utiliza uma câmera para capturar o ambiente e produz elementos auditivos, visuais, informativos ou estímulos que se apresentam como reais ou presentes, apesar de não possuírem aspecto físico, sobre esse ambiente.
A tecnologia parece estar mais presente em jogos e em outros itens de entretenimento, mas seu uso tem crescido para outros setores como: decoração, medicina, informativo, métrico, analítico entre outros. Muito do sucesso inicial dessa tecnologia se deve aos jogos, o exemplo mais notório sendo o Pokémon Go!, Lançado em 2016, que permitia os jogadores a caçarem seus monstros favoritos da franquia no mundo real, que foi um aplicativo extremamente bem sucedido, com em torno de 100 milhões de downloads na primeira semana, e de certa forma, pode se considerar como o início da normalização e/ou popularização da presença do AR no cotidiano.
Um dos maiores benefícios da tecnologia e seu potencial de diversas novas perspectivas de modo portátil e de fácil acesso, o celular e o aparelho possivelmente mais presente na vidas das pessoas, sendo esse o meio mais comum do uso do AR, apesar que há desenvolvimento em outros portáteis como computadores, relógios e óculos, o último sendo o mais interessante, possivelmente possibilitando uma maneira completamente nova de se enxergar e compreender o espaço.
Como mencionado, a aplicabilidade da Realidade aumentada só tem crescido, juntamente com sua demanda, seguem mais alguns exemplos e explicações que exploram o potencial do uso dessa tecnologia:
Medicina: Cirurgias, operações remotas, histórico de pacientes e projeções de partes a serem medicadas.
Navegação: Demonstração de rotas e contagem de distâncias, assim como informação sobre o espaço sendo atravessado.
Socialização e segurança: Tradução de línguas e escaneamento facial
Marketing: Propagandas e elementos informativos.
Decorativo: Demonstração e customização de objetos, ambientes e estruturas antes de serem finalizados, dando uma melhor noção do produto final e a possibilidade de mudança caso não seja o desejado.
Concertos: Mostrar soluções para o problema ou objeto defeituoso e mostrar áreas de risco ou que apresentam falta de viabilidade.
Turismo: Demonstração de pontos turísticos, informações sobre rotas, planejamento e simulação desses pontos turísticos.
Essas são apenas algumas das áreas que têm crescido com o uso do AR, sem falar na já mencionada área de entretenimento, onde os jogos dispõe do maior uso, mas livros e esportes apresentaram crescimento dentro da área.
O potencial dessa tecnologia é gigantesco, a capacidade de criar uma nova realidade, ou uma nova leitura dessa é potencialmente revolucionário, muito mais, devido a natureza portátil dessa tecnologia. O AR fornece a maneira mais forte e provável da integração entre o mundo virtual e o real atualmente, abrindo o caminho para a coexistência dessas duas camadas de percepção, tanto que ele tecnicamente permite as visões imaginárias do futuro, como em filmes, onde há um mundo de informação na palma dos indivíduos, e pode ser aplicada de tantos modos construtivos, como nas áreas mencionadas previamente.
Referencias
Veja o texto:
https://canaltech.com.br/rv-ra/melhores-aplicativos-realidade-aumentada/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Realidade_aumentada
https://olhardigital.com.br/2019/06/29/internet-e-redes-sociais/realidade-aumentada-voce-sabe-o-que-e/
https://www.investopedia.com/terms/a/augmented-reality.asp#:~:text=Augmented%20reality%20(AR)%20is%20an,and%20business%20applications%20in%20particular.
https://www.fi.edu/what-is-augmented-reality
https://www.interaction-design.org/literature/topics/augmented-reality
https://hbr.org/2017/11/why-every-organization-needs-an-augmented-reality-strategy
https://www.inc.com/james-paine/10-real-use-cases-for-augmented-reality.html
https://www.iberdrola.com/inovacao/o-que-e-realidade-aumentada
Videos:
https://www.youtube.com/watch?v=2sj2iQyBTQs
bottom of page