top of page

Osseointegration

Essencialmente, Osseointegration é um procedimento onde o deficiente físico recebe um implante permanente diretamente integrado a estrutura óssea, muscular e nervosa por meio de uma cirurgia, que assim permite que o paciente não só controle, mas também em alguns casos, experimente as sensações cognitivas novamente.
Abra as mãos Ícone
arm.jpg
Essa maravilha tecnológica permite que pessoas que perderam seus membros consigam controlar suas próteses de forma mais natural,  autônoma e confortável através de seus pensamentos, isso sem falar no benefício de poder sentir certos estímulos através da prótese. Os benefícios não se limitam somente ao tato, mas proporcionam uma melhor qualidade de vida, o paciente consegue aguentar mais movimento e exercício, fácil remoção (parte móvel), melhora a propriocepção, elimina a necessidade do uso de próteses estáticas que podem causar danos ao tecido epitelial com seu uso contínuo e reduz dores no sistema nervoso. Entretanto essa possibilidade em relação ao sistema sensorial, é uma novidade tratando-se de próteses, chamadas de neuromusculoskeletal prostheses, que é a parte protética que é cirurgicamente inserida na área danificada.
O funcionamento da prótese funciona através do sistema e-OPRA , que fixa a prótese ao osso e através de eletrodos implantados nos nervos e músculos, manda e recebe sinais que se tornam movimentos e sensações. Isso possibilita o feedback do senso do tato, que ocorre pela interpretação do sistema que recebe informações dos sensores de força localizados na superfície de algumas áreas da prótese, e envia esses resultados ao cérebro, que assim as percebe como sensações. Isso também torna o controle de força possível, o paciente passa a ser capaz de medir, de maneira leviana, o quanto de força o indivíduo está usando com a prótese. Outro benefício dos neuromusculoskeletal implants é que eles são compatíveis com a maioria, senão todas, as próteses comerciáveis atualmente.
Xray-TT-osseointegartie.jpeg
Um detalhe importante dessas tecnologias é que, mesmo que funcional, a tecnologia que promove as sensações de toque ainda não foi perfeccionada, ou seja, níveis menores de pressão são compreendidos como mais naturais pelos pacientes, e quanto maior a pressão mais "elétrica" essa sensação se torna.
A sensação de toque sentida também é descrita como um toque “fantasma”, como se a mão do paciente ainda estivesse presente, mas não da mesma forma, isso pode se referir a uma experiência mais sintética do tato.
Abaixo há um vídeo que comenta mais profundamente sobre essa prótese, seu funcionamento e como os pacientes respondem ao experimento:
Abaixo segue um vídeo que apresenta outros exemplos de membros prostéticos:

Referencias

bottom of page