top of page
Expansão dos Sentidos
Presence procura explorar os estímulos de modo a promover novas experiências de natureza imersiva. O projeto final seria um pequeno aparelho circular, semelhante a um aparelho auditivo, que seria conectado a partes sensíveis que poderiam receber, gerar e amplificar estímulo, no caso os outros, que fariam com que o indivíduo passasse a ter alucinações. O objetivo é tentar ver essa condição médica com um olhar positivo, possivelmente como uma solução ou meio, e até possivelmente gerar simpatia e conscientizar sobre pessoas que não tem controle sobre suas alucinações.
O aparelho em si teria sensores, receptores e emissores de luz, calor, movimento, ondas sonoras e de pressão, juntamente com uma câmera, que captam a informação do ambiente e calcular qual seria os estímulos a serem proporcionados ao usuário, ou possivelmente receber estímulos elétricos do próprio indivíduo e responder com a própria série de estímulos. O aparelho possivelmente poderia utilizar da tecnologia da realidade aumentada para ampliar ainda mais seus recursos e possibilidades de interação. Se apresenta ao lado a ilustração do protótipo inicial.
O âmbito que o eletrônico seria usado seria no setor de entretenimento e possivelmente saúde, no primeiro cenário, Presence seria utilizado como uma forma imersiva de Storytelling e experiência, utilizando o tema de terror como exemplo, seria possível que uma vez em casa ou em um locação específica, como escape rooms, o usuário ouvirá uma história ou teria que participar dessa, depois que ocorresse essa primeira etapa de imersão, os candidatos seriam colocados em um ambiente preparado para a experiência, ou que possua os parâmetros sugeridos, e é nesse momento que o dispositivo agiria na experiência, através de estímulos eletro-magnéticos e eletrodos controlados transformam esses estímulos em sensação, quando eles fossem interpretados, primariamente, pelo córtex cerebral (parte do encéfalo que é responsável pelos sentidos e movimentos, entre outros) que se manifestaram como alucinações auditivas e possivelmente visuais (mais comuns formas de alucinação, as demais até seriam possíveis, como a tátil, mas a princípio as duas primeiras são mais certas de serem possíveis).
Devido a natureza das alucinações controlada, cada pessoa iria experimentar o cenário proposto de uma forma distinta e única, desse modo, tenta maximizar a capacidade de personalização da experiência, o tema de terror seria um exemplo claro, pois cada pessoa tem fobias distintas, mas o aparelho poderia se aplicar a diversas situações de modo a ressaltar ou até mesmo mudar sua percepção para algo mais adequado ao receptor.
Assim, considerando a área médica, Presence poderia auxiliar no tratamento que experienciam a perda dos seus sentidos, uma vez que os estímulos estão sendo fornecidos diretamente ao encéfalo eles podem ser trabalhados ou caso seja necessário medicados com o equipamento.
Referencias
Veja o texto:
https://www.scientificamerican.com/article/do-you-hear-what-i-hear-auditory-hallucinations-yield-clues-to-perception/
https://www.healthyhearing.com/help/hearing-aids
https://en.wikipedia.org/wiki/Auditory_hallucination
https://www.healthywa.wa.gov.au/Articles/F_I/Hallucinations-and-hearing-voices#:~:text=These%20may%20be%20experienced%20as,it%20is%20a%20visual%20hallucination.
https://www.healthline.com/health/hallucinations#causes
https://www.jneurosci.org/content/34/16/5399#:~:text=Our%20results%20support%20the%20causal,of%20the%20human%20cerebral%20cortex.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2702442/#:~:text=Functional%20activation%20studies%20of%20actively,areas%20have%20also%20been%20implicated.
https://www.neuroscientificallychallenged.com/blog/know-your-brain-cerebral-cortex
https://www.sanarmed.com/alucinacoes-hipnagogicas-e-alucinacoes-hipnopompicas-colunistas
bottom of page